5 de junho de 2012

Especial - Chris Cornell



 "Muitos o consideram como um dos melhores cantores de Heavy Metal de todos os tempos, e eu concordo com essa afirmação."

Dessa vez não terá um hiato grande entre dois posts, afinal estamos aqui para escrever não apenas mais um post, mas um dos melhores posts que esse blog já teve. Esse era um especial que queria escrever faz tempo, mas sempre tive um pouco de receio de fazê-lo. Afinal falar sobre Chris Cornell não é assim tão fácil.

Chris Cornell é, senão o melhor, um dos melhores cantores da sua geração. Muitos o consideram como um dos melhores cantores de Heavy Metal de todos os tempos, e eu concordo com essa afirmação. O poder de voz e tom que ele possui é fantástico, resultando no fato que todo e qualquer elogio quanto sua perfomance nunca estarão a altura da sua perfomance. Sempre faltará alguma palavra para defini-lo.

Separarei a carreira dele nesse post em 4 fases, O começo no Soundgarden, a criação do inigualável Audioslave, sua carreira solo, e a atual volta do Soundgarden.

1ª Fase: Soundgarden  (1984 - 1997)

O Soundgarden é um banda estadunidense formanda em Seattle. Ela foi uma das maiores percursoras do movimento Grunge que aconteceu no final dos anos 80 e 90, que tinha também bandas como Pearl Jam e Nirvana. Porém o som do Soundgarden, principalmente nos primeiros álbuns tinha uma pegada mais Hard Rock que as outras bandas do mesmo período. A música que colocarei aqui, Black Hole Sun, faz parte da do período final dessa primeira fase da banda, até por isso é uma música mais tranquila.

Letra: Black Hole Sun



2ª Fase: Audioslave (2001-2007)

Provavelmente uma das melhores bandas de Rock de todos os tempos. Formada pelo Chris Cornell juntamente com Tom Morello, Brad Wilk e Tim Commerford. A banda lançou três excelentes álbuns e para sempre ficará na história do Rock. A sonoridade do Audioslave é impressionante, na minha opinião é a melhor fase tanto do Chris quanto do Tom, até por isso acredito ser muito díficil alguém recriar algo parecido com que o Audioslave foi. Be Yourself do álbum Out of Exile foi a escolhida para ilustrar essa fase. (Só para constar, estou preparando um super especial falando apenas do Audioslave).

Letra: Be Yourself



3ª Fase - Carreira Solo (Após a primeira fase do Soundgarden, sem momento definido)

Chris Cornell possui três álbuns dentro da sua carreira solo, Euphoria Morning de 1999, Carry On de 2007 e Scream. Todos excelentes álbuns e muito aclamados pela critíca. Confesso que dentro de sua carreira solo eu conheço mais profundamente o álbum Carry On, que lembra um pouco o som do Audioslave pela pegada que algumas de suas faixas possui, por isso colocarei a excelente música Arms Around Your Love desse álbum para situar essa fase. Mas antes de colocar a música farei breves comentários sobre os outros álbuns. O álbum Scream é mais eletrônico até pelo fato de ter sido produzido pelo Timbaland, mas as faixas que conheço são bem interessantes. Euphoria Morning me lembra mais a fase final do Soundgarden.

Letra: Arms Around Your Love




4ª Fase - Soundgarden (2010 - presente)


A volta do Soundgarden era ansiosamente aguardada pelos fãs da banda. Nesse período a banda já lançou um álbum ao vivo o Live on I-5, e os singles Black Rain e Live to Rise, que faz parte da trilha sonora do The Avengers. A banda pretende lançar seu novo álbum em Outubro de 2012.

Letra: Live To Rise



Não me esqueci do Temple of the Dog, só não coloquei o mesmo, pois o período de tempo de existência da banda foi bem curto e eles lançaram apenas um álbum. Mas a banda merece todos os méritos pois foi a percusora do Pearl Jam.